Almodóvar vs. Woody Allen

Eles ocupam lugares similares na historiografia do cinema contemporâneo e são grifes cinematográficas, já vêm com valor agregado.

De um lado o judeu esquizofrênico e neurótico de Nova York, com suas sacadas inteligentes e sutis, do outro o espanhol escandaloso, escrachado e passional.

A grande semelhança é o modo como eles enfocam os fatos na trama. A fusão do trágico ao cômico, a visão satírica e diferente dos desejos, anseios e frustrações humanas. Além de uma obsessão por temas religiosos, apesar de serem ateus.

Ambos tiveram (e provavelmente voltarão a ter) momentos geniais. Ambos estão em fases mais introspectivas, apesar de contarem suas histórias de maneiras bem diferentes.

Woddy Allen e Almodovar tratam de relacionamentos humanos. Allen ama Nova Iorque e Almodóvar a Espanha e ambos expressam essa paixão em seus filmes. Cada um aborda uma temática que se encaixa melhor no seu nicho social, cultural e geografico.

Woddy Allen faz filmes com um toque autobiográfico. Já Almodovar não tem aquela linha psicanalítica de divã que o Allen tem, mas mergulha no inferno da mente humana com a mesma, ou até maior, facilidade. Principalmente quando dirige mulheres á beira de um ataque de nervos, esse estilo de dirigir Penelope Cruz, com um realismo vivo, quase distorcido, mulheres que estão sempre perdidas entre as fatalidades e o desejo – Deseo é o nome da produtora do diretor espanhol.

Basicamente, Allen é melhor cineasta, Almodóvar tem obras-primas melhores, ambos entendem de mulheres, ambos entendem de homens, ambos são controladores e enganosamente idiossincráticos, ambos fazem filmes europeus, Allen gosta mais de dinheiro que o outro, Almodóvar gosta mais da fama que o outro, Allen é mais engraçado, Almodóvar é mais cru, ambos são dramáticos, mas um ri da desgraça e outro a acha linda.

Assista Woody Allen: Vicky Cristina Barcelona, Cassandra’s Dream, Scoop, Match Point, Melinda and Melinda, Anything Else, Celebrity, Deconstructing Harry, Everyone Says I Love You, Mighty Aphrodite, Bullets Over Broadway, Manhattan Murder Mystery, The Purple Rose of Cairo, Broadway Danny Rose, Manhattan, Everything You Always Wanted to Know About Sex

Woody Allen


Assista Pedro Almodóvar: Volver (Volver), A Má Educação (La Mala Educación), Fale com Ela (Hable con Ella), Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre), Carne Trêmula (Carne Tremula), Kika (Kika), De Salto Alto (Tacones Lejanos), Atame! (Atame !), A Lei do Desejo (La Ley Del Deseo), Matador (The Bullfighter), Maus Habitos (Entre Tinieblas)

Pedro Almodovar

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Almodóvar vs. Woody Allen

  1. lena

    faltou comentar sobre ambos terem dirigido a penelope cruz… bom post

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s