A moment too soon: Grizzly Bear – Veckatimest

Fortes saudações, caríssimos leitores do f’seis. Depois de uma inexplicável (vexaminosa!) ausência, volto ao blog para começar mais uma série de fresquíssimas, fresquíssimas novidades, além de, claro, mais algumas oportunidades para destilar minha fúria musical.

E já que estamos falando de coisas novas, nada melhor do que um disco que sequer foi lançado; refiro-me a Veckatimest, do Grizzly Bear, que, três meses antes do lançamento oficial, vazou graças aos esforços piratas da Internet. Em nota oficial, os caras lamentaram o acontecimento, mas sem deixar de reconhecer a calorosíssima recepção que ele tem recebido mundo a fora. Não é por menos; em se tratando de psicodelia folk, o álbum é um colosso.

Para os não-iniciados, um primeiro encontro com este gênero em ascensão pode, no mínimo, ser um tanto curioso. Perde-se tempo demais tentando absorver as linhas tortas de guitarra, os suaves vocais em coral, as letras que flertam aqui e ali com a incoerência. Bastam uma segunda ou terceira passagem, no entanto, para que a atmosfera que impregna Cheerleader, Dory e o restante do disco tome o primeiro plano e faça da experiência de ouvir Veckatimest o que ela deveria realmente ser: uma verdadeira imersão musical.

Se a segunda metade do LP, inagurada pela ótima Ready, able, segue um rumo mais seco, focado nos arranjos de guitarra, a primeira usa e abusa de elementos grandiosos, quase teatrais, aproximando-se de alguns traços mais antigos do Radiohead. A transição ainda assim é suavíssima, nunca colocando em xeque a coerência do álbum. Não deixe de ouvir Southern Point e Fine for Now na primeira, e While You Wait for the Others na segunda.

Em suma, se você viesse me pedir um conselho nesta ensolarada tarde de segunda-feira, eu diria uma coisa e uma coisa apenas: baixe Veckatimest e o escute no trem, no trânsito, no seu banheiro, sei lá.

E depois me conte o que achou.

Grizzly Bear – Veckatimest (2009)(Clique na capa para fazer seu download)

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “A moment too soon: Grizzly Bear – Veckatimest

  1. Pedro

    coloca a qualidade do cd no download!

  2. Pingback: Mergulhador do Mar Profundo: Grizzly Bear - Horn of Plenty « Faixa Seis

  3. Pingback: Grizzly Bear de novo? Estreia: Grizzly Bear-Two Weeks « Faixa Seis

  4. romitelli

    Link atualizado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s