Blast from the Past: Franz Ferdinand – Tonight

Quando soube que o Franz Ferdinand tinha disponibilizado suas novas músicas na internet, não perdi tempo e fui baixá-las. Confesso, esperava um fiasco, uma decepção megazórdica, mas fiquei surpreso com o que encontrei.

Em termos gerais, Tonight é um disco típico da banda: junta linhas dançantes de baixo, harmonias sintetizadas, letras que beiram a boiolagem explícita e, claro, os vocais inconfundíveis de Alex Kapranos. O que muda, no entanto, é a proporção de tais elementos; se os primeiros dois álbuns apenas flertavam com melodias dos anos 80, o mais recente é impregnado, comandado pela sonoridade da década.

Saem, assim, as guitarras secas e viciantes de Take Me Out e entram os caprichos eletrônicos de Can’t Stop Feeling e Lucid Dreams. Troca-se os riffzinhos pegajosos de The Dark of the Matinée pelo baixo cada vez mais pulsante de No You Girls. Decepcionante? Não, apenas diferente.

Não se deixe abalar pelo início do cd; Ulysses, que tenta e tenta mas não chega nem perto de Michael, e Turn it On são apenas medíocres. No You Girls, entretanto, é animadíssima e apresenta o que o disco tem de melhor: faixas que exalam dance, como as estupendas Bite Hard e What She Came For. Mesmo levando o troféu whatthefuck pelo sample bizarríssimo, Can’t Stop Feeling consegue ser boa e antecede uma tentativa de experimentalismo em Lucid Dreams.

Com quase 8 minutos, ela fica entre interessante e dispensável, quiçá exagerada. Já Dream Again dá uma guinada e soa como algo que o The Who faria hoje em dia. Katherine Kiss Me, por fim, encerra tudo com uma abordagem mais calma e bem-vinda, tentando compensar pelo homoerotismo do restante do disco com sua letra, que envolve, supõe-se, uma mulher.

Tonight, portanto, é um album que reinventa com sucesso o som da banda, coisa que poucos têm conseguido fazer recentemente. Deixe seu xiitismo de lado e ouça com mente aberta essa (boa) nova fase do Franz.

Franz Ferdinand – Tonight: Franz Ferdinand (2009)
(Clique na capa para abraçar seu download)

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s