Quantum of Gdansk: David Gilmour – Live in Gdansk

Há alguns séculos atrás, caros amigos faixistas, eu escrevi um empolgado post sobre o então-recente On an Island, de David Gilmour. O disco, facilmente a mais forte etapa da carreira pós-Floyd do guitarrista, faz parte de um projeto que recentemente ganhou seu album ao vivo, gravado em Gdansk, na Polônia. E preciso dizer: o velho Dave foi malandro.

Dividido em dois cds, o show é iniciado com um quê de Dark Side; Speak To Me e Breath, seguidas de Time, fantástica. Aproveitando o clima de euforia deixado pelo fim de Breathe (reprise), Gilmour já engata o On an Island, tocado na íntegra. Curioso é notar que o público pouco conhece as músicas solos, mas a qualidade com a qual são executadas é recebida com estusiasmada aclamação ao fim de cada faixa. Destaque para This Heaven, Smile e Where we Start, que fecha o primeiro disco.

E o sintetizador inconfundível marca não só o início do segundo cd, mas também de Shine on You Crazy Diamond, tocada com perfeição. Arrisco dizer que por pouco não bate a melhor versão da música, um dos grandes trunfos de Pulse. Para o delírio dos fãs, a seguinte é Astronomy Domine, um clássico direto da era Barrettiana. Fat Old Sun e High Hopes também marcam presença, mas apenas abrem caminho para Echoes e seus sensacionais 25 minutos pompeiianos.

Depois da infaltável Wish You Were Here, segue A Great Day For Freedom, uma curiosa escolha do album Ummagumma. Comfortably Numb, claro, coloca o ponto final no show polonês de forma memorável.

Gilmour, assim, deixa bem claro o que sua carreira solo é. Deixa de lado Money, Brain Damage, Great Gig, o preço de evitar uma setlist demasiadamente Waters, mas vinga a herança de público e de fama dos seus tempos de Floyd com ótimas músicas próprias. Essencial.

David Gilmour – Live in Gdansk (2008)
Download (Cd 1)

Download (Cd 2)

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s