Horrorshow: DeVotchKa Discography

Sem ter a mesma sorte do Eduardo, meus amigos do faixaseis, passo dia após dia matutando como tirar mais leite da pedra seca que é meu conhecimento musical. Esse esforço, pelo menos, rende bons frutos, alguns deles escondidos debaixo do meu próprio e estranho nariz.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção, afinal, no filme Little Miss Sunshine, de 2006, foi a sua rica trilha sonora, que esbanjava folk. Só soube muito depois, no entanto, que um dos principais nomes por trás de seu sucesso era o do prolífico grupo norte-americano DeVotchKa.

Intitulando-se com uma palavra emprestada do dicionário Nadsat, do livro A Clockwork Orange, o quarteto mistura influências do Leste Europeu com aquelas que vieram do próprio Estados Unidos, assemelhando-se, assim, a bandas como Beirut e Gogol Bordello. Ao contrário destes, entretanto, possui um som muito mais marcado pela percussão e pelos vocais acentuados de Nick Urata, além de apostar em um espectro mais amplo de instrumentos utilizados.

Em 11 anos de existência, produziram respeitáveis seis albuns de estúdio, sendo o primeiro deles de 2000. Não tive ainda a oportunidade de ouvir todos com a devida atenção, mas posso dizer que, até agora, não houve uma só faixa pulada ou ignorada. Para mim, How it Ends é simplesmente estupendo, seguido, talvez, quem sabe, por Una Volta. Sugiro o primeiro para quem quer conhecer o conjunto, já que possui um pouco de tudo que o caracteriza.

Dizer que vale a pena é dizer pouco!

DeVotchKa – SuperMelodrama (2000)

DeVotchKa – Triple X Tango (2002)

DeVotchKa – Una Volta (2003)

DeVotchKa – How it Ends (2004)

DeVotchKa – Curse Your Little Heart (2006)

DeVotchKa – A Mad & Faithful Telling (2008)

Posto também a ótima e inspiradíssima trilha sonora de Little Miss Sunshine, da qual participam, ao lado do DeVotchKa, o compositor Mychael Danna, Tony Tisdale, Rick James e o ídolo folk Sufjan Stevens. Ouçam Chicago, talvez a melhor do CD!

Little Miss Sunshine – Soundtrack (2006)

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s