South America: Vanguart – Vanguart

Bom dia, habitantes da boa, velha e em crise ilha do roquenroul que é o faixaseis. Escrevo-lhes após ter aturado algumas horas da apoteose da música ruim norte-americana, vulgo VMA. Não fiquemos atrás, no entanto; em poucas semanas será a nossa vez de condecorar nosso lixo conterrâneo, elegendo “bandas” como strike, nxzero, cansei de ser sexy e deus-sabe-lá-o-que-mais.

Seria, no entanto, uma profunda injustiça colocá-las todas no mesmo patamar, já que, no meio deste monte de bosta fumegante, salvam-se grupos tal qual o cuiabense (isso existe?) Vanguart. Aproveitando-se da recente onda folk rock, que tem se propagado pelo país via internet, os caras encontraram um pequeno nicho nos bares alternativos de São Paulo, abarrotados de gente que há muito se cansou do binômio emo/música-de-negão apresentado pela MTV. Foi uma puta ironia, portanto, quando ela – ela própria – decidiu construir alguns milhares de vinhetas da banda, do mesmo jeito que foi feito com a Mallu.

De qualquer forma, o quinteto liderado por Helio Flanders produz um som ainda incipiente no país, por mais que faça parte, por assim dizer, de um movimento maior. Oscilando entre canções mais pop e outras mais amargas, como Para Abrir os Olhos e Miss Universe, respectivamente, o primeiro e homônimo album denota uma boa versatilidade; resta-nos saber qual viés será escolhido no futuro próximo. É também representado impecavelmente ao vivo, tendo a banda uma notável e energética presença de palco.

Uma crítica? Por mais que goste de The last time I saw you, eu acredito que uma banda deve compor em inglês apenas quando o cantor consegue mandar a língua ianque quase que perfeitamente.

Vanguart – The Noon Moon (2003)
(album caseiro)

Vanguart – Vanguart (2007)

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s