Hell of an Elevator: Kings of Convenience – Riot on an Empty Street

Muito tempo atrás, um bem-aventurado qualquer me recomendou, entre um choppe e outro, o som do Kings of Convenience, dizendo ser música de elevador da melhor qualidade. Exagero ou não, a dica acabou sendo uma agradável surpresa.

Navegando nas águas turvas do indie folk-pop, a dupla norueguesa divide as composições e o vocal para criar melodias suaves e características, tendo o violão como instrumento principal. Por preferir estruturas simplificadas, acaba, sim, pisando com alguns dedos o que alguns gostam de chamar de música de fundo, caso do quarto e último disco, Riot on an Empty Street.

Ironicamente, são nas faixas em que os dois brincam com um teclado ou com uma percussão mais presente que o charme da banda realmente aparece. Misread, por exemplo, é um dos raros casos em que o som mais conhecido do grupo coincide com um de seus melhores, talvez em razão por sua deliciosa linha de piano. O gingado de Know How é outro ponto alto do disco, junto com a introspectiva (e minha favorita) Sorry or Please.

A maioria acaba flutuando em um agradável mar mediano, surpreendendo aqui e ali com Love is not a Big Truth, Cayman Islands e Live Long. Pra deixar contentes os mais céticos, diria apenas que I’d Rather Dance With You flerta com o brega. Mas só um pouco. Tipo, Bjork-brega.

Altamente recomendado. Só é uma pena que os caras tão sumidos do mapa.

Kings of Convenience – Riot on an Empty Street (2004)
(Clique na capa pra brincar com seu download)

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s