Gaitas, Blues e Dylan

Multi-instrumentista e poeta, Bob Dylan utilizou-se de seus anseios experimentais para fomentar o próprio sucesso. Fundiu blues, country, rockabilly e folk em um estilo único que justifica sua posição como um dos revolucionários da música norte-americana. Seria, aliás, seu segundo album de estúdio que o alçaria na condição de ícone indiscutível.

Ouvir The Freewheelin’ é perigoso, pois muda totalmente seus padrões quanto a um disco verdadeiramente bom. Blowin’ in the wind, o som mais conhecido de Dylan, começa arrasando com um violão afiado e uma letra iluminada. Segue a doce Girl from the north country, que contrasta com Masters of War, tida como uma das mais politizadas de sua carreira. Bob Dylan’s Blues, de uma gaita assassina, abre caminho para o ponto alto do cd. Absolutamente perfeitas, A hard rain’s a-gonna fall e Don’t think twice, it’s all right são simples e inspiradíssimas, mostrando toda a capacidade de composição de Dylan.

Acabando aí, já estaríamos diante de um clássico dos anos 60. Mas vem Bob Dylan’s Dream, que apresenta um lado mais country do autor e contém arranjos de gaita que gritam, falam e choram junto à letra. Oxford Town, espontânea e contagiante, é seguida de Talking World War III blues, regular não fosse o habilidoso sopro de Dylan. Corrina, Corrina e Honey, just allow me one more chance são as próximas; embora covers, encaixam-se bem ao contexto geral do disco. A faixa 13 – I shall be free – fecha o circuito com uma melodia colorida e dezenas de alusões culturais.

Um conselho? Uma tarde para ouvir, junto com alguém bacana, o melhor cd de Bob Dylan, perdendo algumas horas de produtividade e futuras rugas.

(Repostagem do Unknown Echoes – 15/07/07)

Bob Dylan – The Freewheelin’ (1963)
Rating: 4,75 de 5 incensos “Sexo na Praia”.
(Clique na capa para fazer o download)

Deixe um comentário

Arquivado em bob dylan

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s