"Clássicos são Clássicos…

… e vice-versa.”

É essa frase, do nosso ilustríssimo ex-diretor do Corinthians, Américo Mateus, diria, se curtisse um bom progressivo. Eu digo isso pra Brain Salad Surgery, do Emerson, Lake and Palmer, o primeiro disco de progressivo que ouvi em minha vida.

A gente tenta mudar, mas não tem jeito. Também Greg Lake sabe como é importante começar tudo com uma oração, e assim vem “Jerusalem”. Um pequeno clássico das orações inglesas, tocada de maneira um pouquinho diferente.

And did those feet in ancient time / Walk upon England’s mountains green? / And was the Holy Lamb of God / on England’s pleasant pastures seen?”

Aquele tipo de música que eu tenho medo de ouvir sozinho à noite, “Toccata [An Adaptation of Ginastera’s 1st Piano Concerto, 4th Movement]” demonstra o poder de Karl Palmer, o verdadeiro monstro das baquetas, em plena ação numa das maiores obras-primas da música progressiva. Os duetos com Keith Emerson(bateria e teclado), alternados, são lindos!

E, como não podia faltar, Greg Lake entra com mais um daqueles “acústicos” temas que fazem qualquer ogro se emocionar: “Still… You Turn me On” é um emocionante e profundo hino de amor(e tesão hahaha), coisa bem atípica dos Progressistas, onde as emoções raramente afloram.

“Do you want to be an angel/Do you want to be a star/Do you want to play some magic on my guitar?”

Outra coisa que torna esse disco um clássico é a variação entre temas e idéias. Talvez a única música que não entre em consenso com as outras, “Benny The Bouncer” é aquela famosa música de Taverna, com direito a garrafadas, socos, chutes e gritaria. Sem falar na letra, uma excelente comédia das antigas.

Agora sim, o verdadeiro destaque do disco, a epopéia “Karn Evil 9”. Em certos discos dividos em quatro partes, em outros em uma pancada de 29:38, é uma história dividida entre traições, ilusões(atenção para “2nd Impression”, trazendo temas como a natureza, usando somente de teclados com poucos efeitos e percussão) e domínio dos computadores sobre a humanidade(provavelmente uma paráfrase ao filme 2001, uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick), além de ser excelente música, trazem à tona reflexões sobre assuntos antes pouco discutidos, como cibernética, terminando no apocalíptico final(não como no filme):

“I am all there is

NEGATIVE! PRIMITIVE! LIMITED! I LET YOU LIVE!

But I gave you life

WHAT ELSE COULD YOU DO?

To do what was right

I’M PERFECT! ARE YOU? “

Emerson, Lake and Palmer – Brain Salad Surgery (1973)
Rating: 5 de 5 “amiguinhos” de Tony Montana

(Clique na capa para fazer o download)

5 Comentários

Arquivado em Emerson Lake and Palmer

5 Respostas para “"Clássicos são Clássicos…

  1. Victor Augusto

    Hola!!
    hey compañero, ótimo post!
    baixarei algo assim para ouvir aqui, cúmbia e salsa ja estao me matando!!
    as musicas aqui sao mais “dançantes” que “cantantes” se me entendem…

    de qq jeito, hermanos…muy bueno!

    =]

  2. Dannypiu

    Estou querendo ouvir coisas novas e vi seu blog e esse post. Qual o gênero dessa banda?

    0.o

  3. Eduardo Romitelli

    O Emerson Lake and Palmer é uma banda de rock progressivo. Ela foi uma das bases desse estilo, juntamente com outras bandas como King Crimson, Genesis, Pink Floyd, etc.

    Ótima banda

  4. Dannypiu

    Que mais vc me recomenda?

  5. Eduardo Romitelli

    Bom, na área do progressivo, diria que boas pedidas são: Camel e Yes, entre as mais conhecidas.

    Se quiser algo mais obscuro no sentido de raridade, procure “Reale Accademia di Musica”, “Museo Rosembach” ou “Premiata Forneria Marconi”, sendo que essas três representam bandas pilares do rock progressivo sinfônico italiano.

    Enjoy!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s