Mama Mia!!

Já é de longa data que admiro a música italiana ,mesmo tendo sérios problemas de compreensão eu admiro a emoção e os sentimentos de seus intérpretes, talvez culpa dessa língua tão emotiva. A intenção das músicas é muito bem transmitida, tornando-as quase compreensíveis ao pé da letra.

Minha primeira experiência nesse “ramo” foi a banda Artemoltobuffa, considerada o indie italiano (juro que algum dia entenderei esses rótulos). Alberto Muffato, um grande compositor italiano, mostra um som suave, porém consistente, beirando o experimentalismo. A primeira música que me tocou (e continua a tocar) foi Se un Giorno, uma deliciosa balada que interpretada na voz tímida de Muffato é capaz de transpor qualquer fronteira de linguagens. Não pode-se deixar de citar Invenzione (que toca o experimentalismo) e Estate (que apesar de triste, é uma ótima música para qualquer momento). Impossível não perceber as influências de Belle & Sebastian e Yo la Tengo.

Artemoltobuffa – L’Aria Misteriosa (2007)
Rating: 4,5 de 5 “ofertas irrecusáveis” de Don Corleone
Mesmo não podendo disponibilizar o download do álbum, clique na capa para ser redirecionado à página do myspace onde pode-se ouvir essas jóias musicais, regazzo!

Não posso deixar de citar Luciano Ligabue, outro grande compositor italiano que passei a admirar com o tempo. Suas melodias são mais simples, utilizando muitas vezes somente um bom violão e poucos acordes, mas sua voz forte impressiona qualquer um. Muito mais expressivo do que Muffato, Ligabue tem muito destaque na mídia européia, colecionando prêmios como a “Canção Italiana da Década de 1990” (Certe Notti) e o maior público registrado para um artista solo na Europa (180 mil pessoas no dia 10/09/2005).
Fica a dica. Ofertas irrecusáveis:“Sulla mia strada”, “Il giorno di dolore che uno ha”, e “Ho perso le parole”.

Luciano Ligabue – Giro d’Italia (2003)
Rating: 3,5 de 5 spaghettis, mama mia!!
Cclique na capa para fazer o download da discografia(italianos complicados não?), capisce??!!

Deixe um comentário

Arquivado em Artemoltobuffa, Ligabue

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s