Não é por ser albino – em uma cena musical tipicamente composta por negros – que Johnny Winter se destaca. Ele o faz ao contornar o blues com um ritmo totalmente frenético e único, abusando de efeitos mais característicos do bom e velho rock ‘n roll.
Dono de uma guitarra encorpada, inconfundível, Winter empolga ainda mais no Captured Live!, gravado em sua turnê de 1976. Bony Moronie, a faixa inicial, é simplesmente magéstica; trata-se de uma versão extendida e poderosa da original, de Larry Williams. Sweet Papa John, aliás, é a única track de autoria do texano, e fecha de forma consistente o album.
Voltando às covers, merecem destaque especial Rock & Roll People, de sir Lennon, e It’s All Over Now, de Bobby e Shirley Womack; ambas, vale ressaltar, executadas grotescamente bem e com um punch que só Winter tem. O auge do disco, no entanto, vem com um arranjo inspiradíssimo e agressivo de Highway 61 Revisisted, de ninguém mesmo que Bob Dylan. São 10 minutos de distorções, solos acelerados e vocais rasgados. Indicação especial para os fans de blues que buscam uma alternativa um pouco mais audaciosa.
Uma dica para uma noite diferente? Captured Live!, cerveja, chips e algum tipo de companhia feminina. Melhor que isso só assistir ao Giants de Eli (Eli!) Manning, o azarão wildcard, ganhar a Super-fucking-bowl.
Oh yeah.
Rating: 4,5 de 5 dias perdidos no ócio.