Viva os pepinos belgas!

Suave, inteligente, engraçado, sensível. Muito bem produzido, dirigido, protagonizado. Não tinha visto nenhuma abordagem semelhante sobre a Alemanha pós-queda do Muro de Berlim. Creio que o maior acerto é mostrar como o capitalismo desenfreado faz os povos perderem a memória e, obviamente, não aprenderem com a História. O filme coloca essa questão do atropelamento da memória de um povo, do seu passado e da dificuldade que eles enfrentam até hoje com a reunificação. Mostra como a a chegada do capitalismo à Alemanha Oriental interferiu no cotidiano das pessoas quando se deparam com o maravilhoso mundo do consumo, exemplo muito bem ilustrado pela irmã do protagonista, que se rende aos encantos do capitalismo, preferindo trabalhar como atendente do Burger King ao invés de terminar a faculdade. Mistura com muita sensibilidade os questionamentos sociais e as nuances cotidianas.

O mais interessante em Adeus Lenin é a inversão de papéis que é feita constantemente. Isso reflete inicialmente na postura do filme frente ao socialismo. No início, ele dá uma impressão que vai ser uma crítica ácida em relação à antiga Alemanha Oriental, sendo que com o passar do tempo percebemos que na verdade ele se mostra até um pouco nostálgico frente a mesma, mostrando que a adesão ao capitalismo levou a uma certa perda de identidade e aculturação das pessoas. Outra inversão é em relação ao papel do próprio personagem principal. Por quase todo o filme temos a impressão que ele faz todo aquele teatro para a mãe, sendo que no fim percebemos que tudo aquilo na verdade era manifestação do seu idealismo, do que ele queria que tivesse sido a Alemanha Oriental socialista. Para satisfazer a ele mesmo.

Destaque para a cena do helicoptero carregando a estátua. A trilha sonora do Goodbye Lenin foi feita pelo Yann Thiersen, carinha muito talentoso citado em posts anteriores.Um A Vida é Bela – às avessas – o filho que tenta esconder a realidade dolorosa da mãe doente… meio déjà vu, não?

Goodbye Lenin

rating: 3 e um alface de 5 hamburguers gordurosos com Coca-Cola

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s